Câmara participará da abertura da Semana da Pátria
Programação alusiva aos 204 anos da independência do Brasil iniciam-se nesta terça-feira
PUBLICADO EM 31/08/2026 - 12:51

Câmara Municipal de Pelotas

Redação: Imprensa Câmara

Foto: Divulgação

Data: 31/08/2026


O Poder Legislativo de Pelotas confirma presença na Semana da Pátria 2026, em homenagem aos 204 anos de independência do Brasil. A programação inicia-se nesta terça-feira (1º), a partir das 9h, com a Corrida do Fogo Simbólico, por ruas da cidade, até o Altar da Pátria, no parque Dom Antônio Zattera, onde é depositada a centelha na pira e a cerimônia prossegue com hasteamento das bandeiras.


A Câmara, como Poder constituído, representante da população pelotense, não deixará de estar presente em atividades comemorativas à data da independência. A programação oportunizará atos civis e militares, confraternizações, aproximação popular, desfiles, manifestações de sentimentos de patriotismo, de esperança, de respeito”, afirma o presidente do Legislativo, vereador Michel Promove.


A independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, foi meio de abrir as relações do país, até então vinculadas exclusivamente a Portugal, com outras nações. Com o passar do tempo, a Pátria foi se estruturando, consolidando a nacionalidade brasileira. No dia 7 de setembro de 2026, Pelotas comemorará com desfile cívico-militar na avenida Bento Gonçalves pela manhã. Durante a Semana da Pátria, haverá uma série de atividades alusivas.




Qual o seu nível de satisfação com o atendimento da Câmara?

Satisfação Quantia
Muito Insatisfeito 4
Insatisfeito 0
Neutro 0
Satisfeito 0
Muito satisfeito 0