Câmara Municipal de Pelotas
Redação: Imprensa Câmara
Fotos: Gustavo Tarta
Data: 03/08/2026
Do primeiro ao último dia da 32ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) – de 15 de julho a 2 de agosto -, o Poder Legislativo de Pelotas esteve presente no Centro de Eventos, com estande projetado para receber e prestar serviços ao público visitante. Milhares de pessoas estiveram no espaço, beneficiando-se com as iniciativas disponibilizadas para busca de orientações, informações e, ainda, para aproveitar opções de entretenimento.
“A Câmara encerra mais uma participação na Fenadoce contabilizando saldo positivo. Conseguimos pôr em prática a prestação de serviços pensada para atender o público de forma satisfatória. Nossas equipes orientaram visitantes sobre as atividades legislativas e caminhos mais curtos e certos para encaminhamento de demandas. Além do trabalho do pessoal da Casa, também contamos com atendimentos nas áreas jurídica e da saúde, prestados por instituições parceiras”, avalia o presidente do Legislativo, vereador Michel Promove.
Ouvidoria, Procuradoria da Mulher e Acessibilidade Linguística foram os setores do Legislativo presentes no estande na Fenadoce, além das assessorias. Todos cumpriram seu papel, tirando dúvidas do público e orientando sobre encaminhamentos. A Procuradoria, inclusive, aproveitou a Feira para lançar a campanha Ciclo de Dignidade, para arrecadação de doações de absorventes higiênicos de uso externo para usuárias em situação de vulnerabilidade.
Parceria com a Universidade Católica de Pelotas, curso de Direito, disponibilizou, no estande da Câmara, durante dois dias consecutivos, atendimento de assistência jurídica a interessados, com tira-dúvidas e orientações sobre questões da área. Na Saúde, o Hospital Universitário São Francisco de Paula também prestou serviços, com conversas sobre prevenção e linhas de cuidados, bem como aferição de pressão.
Como entretenimento, o público contou com o túnel de led, para vídeos e imagens, e o minifusca Herbie, verdadeira atração, principalmente, para as crianças. Houve distribuição de balões, de ecobags para carros e de material informativo sobre o Legislativo. Entre as visitas que se destacaram, estiveram o grupo de terceira idade do programa Vida Ativa e menores vinculados à ONG Faça uma Criança Sonhar, do Pestano, além de turmas de escolas das redes pública e privada de Pelotas e região.
Grande número de vereadores esteve no estande durante os dias da Feira e a Comissão de Agricultura e Pesca do Legislativo prestigiou o Pavilhão de Agricultura Familiar com visita oficial.