Você está aqui: Página Inicial / Vereador Paulo Coitinho comemora aprovação de emendas

Vereador Paulo Coitinho comemora aprovação de emendas

Publicado em 05/05/2022.
Parlamentar apresentou e aprovou texto para o Plano Plurianual de Cultura

A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou na manhã de ontem(04), o Plano Plurianual de Cultura do município (PMC). A Mensagem 02/2022 encaminhada pela prefeitura é atualizada a cada dez anos e define a trajetória de projetos culturais na cidade. O item faz parte do Fundo Municipal de Cultura que estabelece as diretrizes culturais para a próxima década, além das políticas de financiamento que acontecem através de editais e do Pro cultura. O PMC também tem como objetivo definir a estrutura orçamentária para a cultura em Pelotas.

No dia 18 de março, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), promoveu uma audiência pública para debater o projeto. Na oportunidade, o encontro reuniu dezenas de autoridades, conselheiros municipais, produtores culturais, representantes de clubes sociais, teatros, universidades, MTG, artes plásticas, música, literatura, hip hop e outros profissionais da área, com intuito de possibilitar o aperfeiçoamento do projeto. E na esteira do debate, o vereador apresentou e aprovou quatro emendas ao plano:

• Gestão Pública do 7 de Abril;

• Oficialização dos Desfiles dos Blocos de Rua;

• Criação do Festival de Teatro, Dança e Música;

• Criação dos Festejos Gauchescos Acampamento Farroupilha e Festas Campeiras.

Coitinho comemorou a aprovação das emendas no plano, agradeceu os parlamentares que votaram em plenário a preposição. Além disso, o vereador frisou que é uma conquista da comunidade pelotense, e vai possibilitar a difusão da cultura no município.

“Apresentamos quatro emendas de forma que viessem aperfeiçoar o projeto que chegou nessa casa. De forma muito ampla, conversamos com diversos segmentos para garantir, por exemplo, que o Teatro Sete de Abril tenha gestão do município, não queremos terceirização na discussão ou naqueles que poderiam pensar em regrar ou conduzir o nosso teatro. Nossa ideia era esta, discutimos com quem tínhamos que discutir. Realizamos uma audiência pública com aproximadamente oitenta pessoas do segmento da cultura o que nos enche de orgulho e estou muito feliz de ter aprovado em redação final dando a garantia jurídica necessária para que o plano em nível de município possa ser tão logo assinado pela prefeita”, disse Coitinho.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).