Vereador Jurandir Silva realiza a audiência pública “58 anos do golpe de 1964: por memória, verdade e justiça”
Nesta quinta-feira (31), o Vereador Jurandir Silva (PSOL) realiza a primeira audiência pública do ano por meio da Comissão de Cultura da Câmara Municipal. O evento intitulado de “58 anos do golpe de 1964: por memória, verdade e justiça” será presencial, no plenário da Câmara, às 19h.
O período militar no Brasil foi marcado por inúmeras violações de direitos humanos e políticos, como confirmam os relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A data de 31 de março é lembrada pelo início dos movimentos militares, com a deposição do então presidente João Goulart, em 1964.
Para refletir sobre o período militar e os legados autoritários ainda em prática no Brasil, o parlamentar do PSOL convidou pesquisadores da área da História.
* Darlise Gonçalves de Gonçalves, Mestranda em História da UFPel
* Luiz Carlos Lucas, Professor aposentado da UFPel
* Renato Della Vechia, Doutor em Ciência Política e Professor PPG Política Social e Direitos Humanos (UCPEL)
Este será o segundo evento realizado pelo mandato do Vereador Jurandir com o objetivo de discutir o regime militar. No último ano, um evento on-line também reuniu pesquisadores para discutir os impactos atuais deste regime.
“A Câmara Municipal é um importante espaço democrático e de escuta do povo. É indiscutível a necessidade de nos debruçarmos sobre os impactos da ditadura no Brasil, ainda mais diante do atual cenário político em que ocorrem frequentes cenas de repressão autoritária no campo da segurança pública, censura nas artes e festivais musicais e violência política e de gênero”, disse o Vereador Jurandir Silva.
Para participar presencialmente é preciso se inscrever no link, pois os lugares são limitados devido à lotação do espaço. A TV Câmara também transmite toda a audiência pelo Facebook.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/332NAnQrQTrN63Ud6
Texto por Assessoria de Imprensa do Vereador Jurandir Silva (PSOL)