Vereador Jurandir Silva participa da organização da Semana do Alimento Orgânico
A Semana do Alimento Orgânico de Pelotas retorna às atividades presenciais e neste ano conta também com a organização do mandato do vereador Jurandir Silva (PSOL). O evento é organizado centralmente pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e ocorre de 20 a 27 de maio em Pelotas.
O evento semanal reúne mais de 50 atividades em diferentes pontos da cidade, a fim de aproveitar a variedade de temas que podem ser discutidos a partir de uma alimentação voltada à agroecologia e aos produtos orgânicos.
O parlamentar do PSOL auxilia na organização do 1º Feirão Agroecológico, marcado para o dia 26, em frente à Câmara de Vereadores. Será a primeira vez que feirantes e expositores voltados à alimentação orgânica e agroecológica estarão reunidos na quadra do Legislativo pelotense.
Também no dia 26, às 15h, ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal a Audiência Pública em alusão à Semana do Alimento Orgânico, realizada pelo Vereador Jurandir.
A pauta da audiência pública aborda os seguintes temas: a implementação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, apoio às feiras agroecológicas e de produtos orgânicos e a necessidade de discutir acerca da soberania alimentar em Pelotas. Além disso, o parlamentar do PSOL debaterá sobre as possibilidades de avançar nas discussões de leis mais restritivas ao uso de agrotóxicos na região.
No último ano, o mandato do Vereador Jurandir Silva participou ativamente na aprovação do Projeto de Lei Nº 6980/21, que estabelece a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica em Pelotas.
“Na Agroecologia são produzidos alimentos saudáveis, para consumidores e agricultores, sem o uso de produtos químicos que contaminam a água, o solo, os alimentos, e as pessoas. Com isso, a cidade possui uma lei que reconhece e apoia o trabalho de agricultores, associações e técnicos que há décadas se esforçam para produzir alimentos saudáveis. E muito ainda precisa ser feito. A Semana do Alimento Orgânico é o momento de demonstrarmos para toda a população as possibilidades da agroecologia. Queremos que Pelotas seja uma referência nacional em Agroecologia”, afirmou Jurandir Silva.
AGENDA:
20 a 27 de maio: Semana do Alimento Orgânico
26 de maio:
- 1º Feirão Agroecológico, sediado em frente à Câmara Municipal, a partir das 9h;
- Caminhada para almoço coletivo na Cooperativa Teia Ecológica, às 13h;
- Audiência Pública em alusão a Semana do Alimento Orgânico.