Você está aqui: Página Inicial / Vereador Jurandir Silva homenageia a professora Nadja Costa com Medalha Mulher Doce Guerreira

Publicado em 04/03/2022.
Professora de Química no IFSul coordena o projeto Multiplicar e Dividir, iniciativa de produção e distribuição de sabão em barra

Nesta Semana da Mulher, o Vereador Jurandir Silva (PSOL) realiza homenagem simbólica à professora Nadja Costa, 58, com a medalha Mulher Doce Guerreira. A educadora leciona no Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) há mais de 30 anos e coordena o projeto Multiplicar e Dividir, iniciativa responsável pela produção e distribuição de mais de 8 toneladas de sabão em barra para comunidades em situação de vulnerabilidade social de Pelotas e do Brasil afora.

Em 2020, nos primeiros meses de pandemia da covid-19, Nadja propôs aos alunos do IFSul o projeto de produção de sabão, com o objetivo de ajudar no combate à disseminação do coronavírus na cidade. Além de engajar estudantes, a comunidade se uniu à iniciativa.

É com imensa felicidade que escolhemos a professora Nadja Costa para receber esta homenagem do nosso mandato. No auge da pandemia, com a explosão de casos da covid-19 e o medo cercando a todos nós, a Nadja se empenhou em combater a disseminação do vírus na nossa cidade, engajando outras iniciativas e formando uma verdadeira rede de pessoas em prol da saúde coletiva. O projeto Multiplicar e Dividir alcançou e segue beneficiando muitas pessoas. Ela é merecedora deste reconhecimento”, apontou o Vereador Jurandir Silva.

A professora Nadja é apaixonada pela área da química e acredita em uma educação transformadora. Fora a produção e distribuição das barras de sabão, o projeto passou a realizar palestras em escolas para que o aprendizado fosse compartilhado com mais grupos interessados em combater a covid-19. Ainda em 2020, uma parceria foi firmada entre a professora Nadja Costa e a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde alunos de Engenharia Ambiental também passaram a produzir sabão e distribuir para comunidades em Altamira, no Pará. As barras de sabão também chegaram a São Paulo, na Escola Gertrudes, e o IFSul de Santana do Livramento.

Texto por Assessoria de Imprensa do Vereador Jurandir Silva (PSOL)