Você está aqui: Página Inicial / Vereador Carlos Júnior encaminha demandas junto à SMED

Vereador Carlos Júnior encaminha demandas junto à SMED

Publicado em 07/04/2022.

O parlamentar do PSD cumpriu ontem (06) agenda na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), sendo recebido pela titular da pasta, Adriane Silveira, acompanhada da diretora executiva da secretaria, Clotilde Victória.

O primeiro tópico da reunião foram alguns esclarecimentos sobre o atual estágio da educação infantil no município. A secretária informou que a demanda de vagas para alunos do pré, entre 04 e 05 anos, começa a se estabilizar, sendo o quadro mais preocupante no Areal Fundos e Laranjal. Diferente da creche, na faixa de 0 a 3 anos, já que faltam cerca de 1.400 vagas.

Quanto à questão estrutural da rede, Adriane informou que a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ary Alcântara, localizada no Navegantes, foi afetada por vários problemas resultantes de má execução da obra, que inclusive está no prazo de garantia. Porém o município vai realizar os reparos em caráter emergencial com recursos próprios, enquanto discute em um primeiro momento, administrativamente com a empresa executora, e se necessário judicialmente. Porém, para isso é necessário a locação de um prédio para a abrigar a escola enquanto são realizadas as correções.

Uma boa notícia apresentada foi a determinação de abertura de licitação para a retomada da construção de uma emei no Vasco Pires, o que foi motivo de uma visita de fiscalização do vereador Carlos Júnior (PSD) naquele local, onde foi constatado o abandono da obra. Imediatamente solicitou a adoção de providências por parte do Poder Executivo, o que foi contemplado.

Em relação a EMEI Monteiro Lobato, localizada no Simões Lopes, o parlamentar fez o relato das dificuldades enfrentadas pela escola, apuradas em uma estada do vereador naquela unidade. Algumas paredes afetadas pela umidade, encontram-se esfareladas e com pintura danificada, o que acontece também nos muros do educandário. Outro problema é o excesso de luz solar em algumas salas de aula, especialmente no berçário, por isso existe a necessidade da instalação de blackouts.

Adriane assumiu o compromisso de solicitar o levantamento da equipe de engenharia da SMED para construir alternativas para os reparos emergenciais. O vereador se colocou à disposição para auxiliar no processo.

Outra demanda encaminhada foi a solicitação de transferência de uma menina cadeirante de 03 anos que está matriculada na EMEI Mario Quintana, na Cohab Guabiroba, e que reside na rua Doutor Amarante, na Vila Castilhos, nas adjacências da EMEI Manuel Bandeira. A secretária admitiu ser um caso especial e que se empenhará pessoalmente para resolver.

Competições e financiamento para o esporte

O vereador Carlos Júnior (PSD), na condição de Presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal de Pelotas, aprovou uma emenda anual de R$ 100 mil no PPA 2022/2025, que prevê para o custeio de competições esportivas como o Campeonato de Futebol de Campo e de Futsal, naipes masculino e feminino.

Júnior solicitou que sejam providenciados encaminhamentos para que ocorram as competições ainda em 2022. A titular da SMED informou que dará seguimento junto ao departamento de esportes, e nos próximos dias ocorrerá uma reunião para definições.

O parlamentar pedirá também informações sobre o ProEsporte 2022, edital que pretende abrir discussão para democratizar ainda mais o acesso de entidades e atletas.

O vereador Carlos Júnior (PSD) considerou altamente positivo o resultado da reunião “agradeço a receptividade da secretária Adriane em acolher os pedidos, que não são meus, e sim da própria comunidade, vamos acompanhar para que ocorram soluções”, afirmou o parlamentar.

Por assessoria de imprensa vereador Carlos Jr. (PSD)