Você está aqui: Página Inicial / Processo Legislativo / Vereadores / Miriam Marroni

Miriam Marroni

Publicado em 12/01/2021.
Partido dos Trabalhadores (PT)

Miriam Marroni natural de Pelotas, nasceu e cresceu no Areal Fundos, região do bairro que é conhecida como Cacimba da Nação.

65 anos. Líder de bancada do Partido dos Trabalhadores/ PT.

Filha da professora da rede estadual, Aida Paz Garcez, e do mecânico industrial, Wildeman Garcez, seguiu os passos dos pais. Da mãe herdou a vocação para trabalhar com jovens, sendo psicóloga especialista em educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Do pai, carrega a defesa dos ideais de esquerda, o que a incentivou a abraçar a militância política.

Nos anos 1980, ingressou no movimento sindical através da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1990, tornou-se a primeira mulher a alcançar a presidência da Associação dos Funcionários da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel).

Nos anos 1990, entendeu que sua missão devia ir além dos muros da Universidade e se candidatou pela primeira vez à Câmara de Vereadores de Pelotas. Como vereadora, assumiu a luta das mulheres e a construção de políticas de inclusão social e combate à pobreza. Em 2000, com a chegada do partido ao comando da prefeitura de Pelotas, além de vereadora, Miriam concentra no gabinete da primeira-dama um conjunto de políticas integradas de combate à fome e à desigualdade em Pelotas.

Sua liderança nas políticas sociais deu a Miriam a honra de representar nossa região como deputada estadual na Assembleia Legislativa do RS. Sempre alternando entre a política e seu trabalho no CAVG, em 2006 Miriam optou por não concorrer à reeleição e retorna ao seu trabalho no CAVG em Pelotas.

Os avanços do governo Lula traziam novos desafios e avanços na política de educação. Miriam foi parte ativa desse momento junto à escola.
Em 2008, retornou ao legislativo Pelotense. Em 2010, junto ao grande momento político da eleição de Dilma e Tarso, retomou sua cadeira na Assembleia Legislativa do RS, onde permaneceu até 2018 sendo eleita e reeleita deputada estadual. Atuou na construção de grandes projetos de desenvolvimento da região Sul, como o Polo naval em Rio Grande, a duplicação da BR 392 e 116, e o contorno Pelotas.
Em 2018, Miriam optou mais uma vez por retornar ao seu trabalho como psicóloga de escola no CAVG IFSul, onde pretendia aposentar-se. Quando em 2020, presenciando todos os novos desafios sociais impostos pela pandemia, entendeu que era preciso retornar à política local. No novo momento que vivíamos, percebeu que experiência seria importante para o grande exercício do repensar e implantar políticas públicas e com este espírito retornou novamente para a Câmara de vereadores de Pelotas.

Ao longo de minha trajetória política, Miriam esteve à frente de quatro mandatos como Vereadora e dois Mandatos como Deputada. Atualmente, é Presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência e Procuradora da Procuradoria Especial da Mulher Câmara Pelotas.

 Telefones para contato

Celular 981571396 / 981571395 

Gabinete: 32254755 

Facebook: https://www.facebook.com/miriammarroni13

Página:https://www.facebook.com/miriammarroni13/ 

Instagram: https://instagram.com/miriam_marroni

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO