Você está aqui: Página Inicial / Problemas de energia elétrica reúne produtores e moradores da Zona Rural em Audiência Pública

Publicado em 04/03/2022.
Quedas constantes e falta de energia elétrica causam prejuízos na agropecuária do município

Na noite desta última quinta-feira, a igreja da comunidade evangélica da Santa Silvana 1, 6º Distrito de Pelotas, foi o local de encontro de produtores e moradores da zona rural que estão insatisfeitos com a qualidade da energia elétrica fornecida. Proposta pelo vereador Jair Bonow (PP), a audiência pública com o tema “Queda e falta de energia elétrica na zona rural” reuniu cerca de 120 pessoas.

Durante a reunião, os relatos foram unânimes: quedas constantes de energia elétrica, desde a semana passada, e demora no atendimento prestado pela Companhia de Energia Elétrica (CEEE-Equatorial). De acordo com Mário Rogério Muller, morador da Santa Silvana, em apenas uma noite, a energia elétrica caiu cerca de 20 vezes. “Somente na minha residência, foram quatro geradores queimados em dois dias, porque eles deveriam ser usados apenas por umas 5 horas, mas algumas vezes tivemos que manter ligados por mais de 36 horas. As estufas não podem ser desligadas. Desligou, perdeu o tabaco”.

As perdas de produções rurais são imensuráveis. Tabaco e leite, são os principais segmentos afetados pelas interrupções constantes no fornecimento de energia. Na fumicultura, as folhas de fumo precisam passar pelo processo de secagem nas estufas, padrão exigido pelas fumageiras. O processo de secagem interrompido inviabiliza a comercialização do tabaco. Já a produção de leite precisa de refrigeração constante. Em fevereiro, a falta de energia, causou aos produtores a perda de milhares de litros de leite.

Além dos prejuízos causados na agropecuária, a falta de energia, também provoca gastos a mais ao bolso dos produtores, pois os geradores de energia funcionam a base de óleo diesel. “Desde 2005 que lutamos por um fornecimento de energia elétrica de qualidade. É um absurdo, 17 anos depois, em pleno ano de 2022, os produtores rurais tenham que manter geradores nas suas propriedades para manter a produtividade. Lutamos para ter uma coisa que é básica para todo mundo, energia elétrica”, afirma Jaime Starke, morador do Arroio do Padre.

De acordo com o proponente da audiência, o encontro foi promovido devido às inúmeras reclamações que chegam diariamente ao seu gabinete. “Desde que fui eleito as reclamações sobre energia elétrica chegam diariamente. É queda constante de energia, baixa tensão, demora no atendimento prestado pela CEEE-Equatorial e no restabelecimento da energia. Além disso, também há outro agravante, a ausência de manutenção das redes, que na sua maioria são obsoletas. Já estive em Porto Alegre, em reunião com a Equatorial, reivindicando melhoria da estrutura da energia elétrica, mas até agora nada foi feito”, explica Bonow.

Esteve presente na audiência, o Deputado Estadual Marcus Vinícius (PP). Membro da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, o deputado afirmou que levará os relatos à Assembleia Legislativa. “É inaceitável isso. Vamos acompanhar os prejuízos relatados e na Assembleia faremos uma audiência pública de proporção estadual, convocando a direção da Equatorial, a agência reguladora do estado, que acompanha e fiscaliza a gestão da empresa concessionária, para que todos possam ouvir a voz da comunidade da zona sul, mas que também possa haver soluções encaminhadas”.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira (PTB), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), o prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien (PP), o prefeito de Arroio do Padre, Rui Peter (DEM), e o assessor Pablo Martins, representando o Deputado Federal Afonso Hamm (PP).

A ausência de representantes da empresa de energia na audiência gerou indignação na população que estava presente e a Bonow, que afirmou “O diretor Giovani Francisco da Silva, que tem se mostrado parceiro, teve compromisso na capital e não conseguiu se descolar a Pelotas, porém, como já fez anteriormente, colocou a disposição do gabinete, toda a demanda de hoje, vai ser levada diretamente a ele, é o meu compromisso, e se for preciso vamos juntos com o produtor rural a Porto Alegre”.

Por assessoria de imprensa vereador Jair Bonow (PP).

Foto: Ederson Ávila