Você está aqui: Página Inicial / Previsão de chuvas intensas mobiliza órgãos públicos

Previsão de chuvas intensas mobiliza órgãos públicos

Publicado em 11/09/2023.
Presidência da Câmara participa de reunião de prevenção contra chuvas fortes para os próximos dias.

A fim de avaliar a situação do município, frente às fortes chuvas que estão previstas para Pelotas terça-feira (12), o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, César Brisolara (Césinha- PSB) reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (11), no Paço Municipal, com a prefeita Paula Mascarenhas, representantes da Defesa Civil e das forças de segurança que atuam no Município, além do secretariado. Com a participação de diversas frentes, o encontro definiu que uma Sala de Situação será montada, junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, para concentrar as equipes e agilizar o atendimento necessário.

A partir da previsão da Defesa Civil do Estado, a qual indica a possibilidade de mais 320mm de chuva durante a madrugada, a prefeitura orientou que os serviços do Município atuem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, agilizando, assim, os atendimentos e serviços demandados em razão das chuvas.

Essas águas, por um canal auxiliar, atingem o canal Santa Bárbara, tendo como destino final o São Gonçalo. É importante ressaltar que a barragem Santa Bárbara não possui sistema de comportas, como vem sendo mencionado, mas sim um vertedouro, o qual realiza esse papel sem nenhum tipo de intervenção.

Tenente-Coronel Márcio André Facin, coordenador regional de proteção e defesa civil, afirmou que o trabalho está sendo desenvolvido de maneira integrada e unificada, pediu para a população que mantenham a tranquilidade e confiem nos serviços.

A prefeitura destacou o trabalho que têm sido desenvolvido desde as chuvas da semana passada, na representação da prefeita Paula Mascarenhas, a convocação da reunião para alinhamento serviu para otimizar recursos humanos e materiais, constituindo assim equipes e serviços efetivos.

Césinha, ressaltou a importância de uma reunião de prevenção, onde a Câmara disponibilizou o setor de comunicação para a disseminação de informações corretas e combate a FakeNews, além de promover a união dos poderes em prol de uma causa maior.

Reforçamos que, em caso de necessidade, preferencialmente, os cidadãos entrem em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, onde todos os serviços do Município mantêm atendimento ininterrupto. Os demais números de emergência como o 153, da Guarda Municipal, e o 190, da Brigada Militar, também seguem com atendimento à população.

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal

Foto: Gustavo Vara