Você está aqui: Página Inicial / Prefeita Paula encaminha Selo Empresa Amiga da Mulher ao legislativo

Prefeita Paula encaminha Selo Empresa Amiga da Mulher ao legislativo

Publicado em 01/06/2023.
O projeto foi proposto pelo Vereador Jone Soares e busca reconhecer as empresas da cidade que promovem a igualdade de gênero no local de trabalho.

Prefeita Paula Mascarenhas encaminhou oficialmente para a Câmara Municipal o projeto de lei que cria o Selo Empresa Amiga da Mulher na cidade de Pelotas. A iniciativa, proposta pelo vereador Jone Soares (PSDB), foi assinada em ato no Paço Municipal na tarde desta terça-feira (31) e deve entrar na pauta do legislativo para discussão na próxima semana.

O Selo procura valorizar as empresas que demonstrem ações de promoção à igualdade de gênero e de enfretamento à violência contra as mulheres no local de trabalho, e, ao mesmo tempo, é uma forma de contribuir com as políticas públicas voltadas à valorização e inclusão das mulheres.

Para Jone, é notória uma cultura discriminatória em relação ao gênero no local de trabalho. “Eu acredito que cabe a todos nós incentivar políticas públicas que reduzam as desigualdades de gênero, de todos os tipos, em todos os ambientes”, declarou o vereador, que participou da assinatura do projeto.

Além da criação do Selo, o projeto também inclui uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade de mulheres em situação de violência doméstica. O Poder Executivo Municipal poderá exigir, nos editais de licitação e contratações públicas, cujo objetivo seja prestação de serviços contínuos, a obrigatoriedade de utilização de mão de obra constituída por mulheres vítimas de violência doméstica. O percentual será definido a cada edital, de acordo com o regulamento específico.

De acordo com a chefe do executivo, essa é mais uma ferramenta de valorização da mulher e uma política que expande o trabalho de promoção da igualdade e prevenção à violência contra a mulher. “É sempre muito gratificante essa parceria entre o executivo e o legislativo, que tem gerado bons resultados para a sociedade como um todo”, concluiu Paula.

Por Assessoria de Comunicação - Vereador Jone Soares (PSDB)

Foto: Gabrielle Peres