Você está aqui: Página Inicial / Políticas públicas de apoio ao idoso é pauta de reunião

Políticas públicas de apoio ao idoso é pauta de reunião

Publicado em 21/09/2022.

Na manhã desta quarta-feira (21) o vereador Marcos Ferreira (Marcola - sem partido), presidente da Câmara Municipal recebeu em seu  gabinete uma comitiva de membros dos conselhos municipal e nacional da pessoa idosa. Liderados pelo vice-presidente nacional, Mauro Freitas, o objetivo do encontro foi levantar dados sobre o quadro atual dos idosos no país e fazer uma perspectiva para os próximos anos. Com isso, buscar apoio dos vereadores para tratar de políticas públicas que auxiliem e aumentem a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

“Uma satisfação receber o vice-presidente do Conselho Nacional da pessoa idosa aqui na nossa cidade e que a gente tenha a oportunidade de discutir políticas públicas para o envelhecimento saudável na nossa cidade”, disse o presidente. Na oportunidade, Marcola salientou a importância da participação do conselho na revisão e atualização da lei orgânica municipal, processo que está em andamento no parlamento pelotense sob coordenação do vereador César Brisolara (PSB). Além disso, Ferreira protocolou o pedido de uma Audiência Pública para o dia 24 de outubro, para celebrar o aniversário do conselho e valorizar a importante atuação do mesmo. “O conselho tem construído políticas importantes para as pessoas da nossa cidade e o certo é o legislativo apoiar e é isso que nós vamos fazer”.

O vice-presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Mauro Freitas, falou sobre a visita à Casa do Povo. “Trouxemos a ideia de que precisamos fortalecer as ações nos municípios. O Brasil possui 5.570 cidades, as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa precisam ser trabalhadas na sua base e não esperar que Brasília indique o que é preciso. Por isso a importância dos conselhos, pois são eles que definem as prioridades e sinalizam o que aquela comunidade realmente precisa”, aponta ele, que complementa: “Pelotas está de parabéns e está cada vez mais perto de se tornar uma cidade amiga do idoso, existe uma economia que envolve as pessoas com mais de 60 anos e vale lembrar que as empresas que recolhem pelo lucro real podem destinar 1% do imposto de renda para a cidade”, explica o vice-presidente.

O vereador Paulo Coitinho, primeiro-secretário da Câmara, acompanhou a reunião e manifestou sua opinião sobre o tema. “É um assunto que esta Casa começa a discutir a partir de agora e que precisamos, urgentemente, pensar em políticas públicas para este público”, finaliza.

Foto: Ederson Ávila