Você está aqui: Página Inicial / Pelotas recebe monumento em homenagem a São Jorge e Ogum Guerreiro

Pelotas recebe monumento em homenagem a São Jorge e Ogum Guerreiro

Publicado em 05/07/2024.
Iniciativa é referência turística e religiosa no município.

Em 23 de Abril de 2024, em honra ao Dia de São Jorge e Ogum Guerreiro, foi inaugurado um monumento dedicado a essa divindade, na região do Porto de Pelotas. A iniciativa de autoria do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), possibilitou a doação da imagem e a construção do monumento atendendo ao pedido de um grupo de religiosos locais.

São Jorge nasceu em 275 a.C. na Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Conhecido por seu temperamento combativo, ele ingressou na carreira militar, alcançando rapidamente o posto de capitão no exército romano. No dia 23 de abril de 303 d.C., São Jorge foi martirizado por se opor à decisão do imperador Diocleciano de perseguir os cristãos. Ele preferiu enfrentar torturas a renunciar à sua fé cristã. São Jorge se tornou um símbolo de coragem e devoção cristã, sendo venerado como um mártir da fé. Ao longo dos séculos, sua popularidade se espalhou pelo mundo cristão, sendo celebrado como um santo protetor, especialmente dos soldados, cavaleiros e daqueles que enfrentam situações difíceis.

Na mitologia africana, Ogum fez sua primeira aparição como caçador, conhecido como Tobe Ode. Ele foi o primeiro orixá a descer dos céus para viver entre os humanos. Segundo a lenda, Ogum ensinou aos homens a arte da metalurgia, mostrando como forjar ferro e aço para criar ferramentas como alavancas, machados, pás, enxadas, espadas, facas e muito mais. Durante sua liderança, Ogum se envolveu em inúmeras disputas contra reinos vizinhos, sempre emergindo vitorioso e acumulando ricos despojos, o que consolidou sua reputação como um guerreiro supremo, representando  a coragem diante dos desafios, para resolver disputas e para abrir caminhos em situações difíceis.

O vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) destaca a importância dessa iniciativa não apenas para o patrimônio religioso de Pelotas, mas também para fortalecer a reparação histórica e combater a intolerância religiosa na cidade. Ao inaugurarmos o segundo monumento dedicado a Pai Ogum Guerreiro e São Jorge no Areal Fundos em Pelotas, estamos fazendo uma reparação histórica para a cidade. Pelotas começou a ser construída nas charqueadas por homens e mulheres afrodescendentes. O primeiro monumento foi instalado em frente ao Porto, simbolizando a chegada das embarcações com afrodescendentes. Agora, na próxima charqueada, marcamos a partida dessas pessoas com seus orixás, iniciando com Ogum Guerreiro. Estamos reservando espaço para a religião, nossa fé e nossas crenças. Ogum Guerreiro é um dos principais orixás da religião de matriz africana. Como vereador, me sinto muito feliz por realizar esta devolução à cidade dos orixás que colaboraram tanto através dos médiuns na construção de Pelotas. Mesmo após 212 anos, as religiões continuam firmes e fortes, enriquecendo nossa história e identidade cultural.” Concluiu o parlamentar.

O monumento dedicado a São Jorge Ogum Guerreiro está localizado entre as ruas  Benjamin Constant e Conde de Porto Alegre no porto de Pelotas. A iniciativa  aproximou os fiéis da divindade, fortalecendo os laços de fé na comunidade e fomentando a promoção de uma cidade pluri-religiosa.