Você está aqui: Página Inicial / Pelotas e região vão ter cirurgia bariátrica pelo SUS

Pelotas e região vão ter cirurgia bariátrica pelo SUS

Publicado em 28/06/2024.
Emenda do vereador Barriga (UB), garantiu a compra dos equipamentos necessários para o HUSFP iniciar os procedimentos

A tarde da última terça-feira (25), foi histórica para a saúde do município e também de toda região Sul. Já chegaram no Hospital Universitário São Francisco de Paula, todos equipamentos necessários para que a instituição inicie as cirurgias bariátricas e se torne assim, a primeira instituição credenciada a realizar esse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde.

A aquisição dos materiais, foi através de emenda impositiva do ano de 2023, encaminhada pelo vereador Rafael Dutra Barriga (UB), no valor de R$ 156.400,00. “Sempre olhasse para a gente de forma diferente e com muito carinho. Esse ambulatório para pacientes com obesidade e doenças metabólicas, sem tua ajuda não teria condições de funcionar como está agora”, destacou o diretor-geral do hospital, Márcio Slaviero, ao agradecer o parlamentar.

Foram adquiridos com os recursos: 02 monitores multiparâmetros; 01 central de monitoramento; 01 kit obeso, composto por: 04 cadeiras de rodas, 03 macas fixas, 01 maca de transporte, 01 balança antropométrica, 13 cadeiras de recepção, 05 cadeiras de banho e 05 escadas de três degraus.

A previsão é que os procedimentos iniciem ainda em 2024. Lembrando que para estar apto (a), o paciente deve passar por avaliações clínicas, entrar na lista de espera da Secretária Municipal de Saúde e assim, que encaminhado (a), passará por todo pré-operatório, que envolve uma equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais de saúde.

O vereador ainda aproveitou o ato de entrega dos equipamentos, para se comprometer com a destinação de mais R$150 mil reais, nas próximas emendas impositivas. “Em novembro colocaremos esse valor para o hospital, que servirá para as principais demandas que vocês forem apontar”, finalizou Barriga.

Por assessoria do vereador Barriga.