Você está aqui: Página Inicial / Lei de autoria do Vereador Paulo Coitinho institui o Campeonato Municipal de Futebol Amador

Publicado em 16/06/2023.
Norma é sancionada em Ato Solene organizado pelo Executivo.

Nesta quarta-feira (14), em ato no estande da Prefeitura Municipal de Pelotas, na Fenadoce 2023, foi sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) a Lei 7.158/2023 com proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), que institui – oficialmente - na cidade, o campeonato municipal de futebol amador, ação de incentivo ao esporte local.

A Lei garante que a organização e fiscalização do evento deverá ser de responsabilidade do Departamento de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Desporto, tendo a disponibilidade de firmar parcerias com empresas. Outras normas referentes à realização do campeonato serão definidas em regulamento próprio.

O proponente da ação, o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) ressalta a importância de incentivar a prática do esporte amador na região. Ele salienta. “Essa Lei busca resgatar o estímulo histórico dos campeonatos de várzeas, cujo tinha participação de clubes amadores que envolviam a comunidade ao entorno desses eventos. Queremos preservar esta prática, que também tem impacto direto na economia da cidade. Pretendemos concretizar um campeonato que possa contemplar a região urbana e colonial do município, resgatando esse legado que não pode se perder no tempo.” Realça o parlamentar.

A data de realização do evento deve ser definida pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas. Para se inscrever no campeonato, as equipes deverão comprovar junto a inscrição, o domicílio eleitoral no Município de cada atleta e é proibida a matrícula do jogador profissional em exercício, exceto aquele que comprovar a baixa na entidade federativa competente.

Texto: Assessoria de Imprensa – Vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA)

Foto: Fernanda Tarnac