Você está aqui: Página Inicial / Legislativo pelotense acompanha entrega das obras do contorno de Pelotas

Legislativo pelotense acompanha entrega das obras do contorno de Pelotas

Publicado em 11/04/2022.
Ato contou com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro

A manhã da sexta-feira (08), marcou a segunda visita oficial do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro a Pelotas. Em pauta, a entrega do contorno entre os trechos da BR-116 e BR-392, que contemplou aproximadamente 24 km de duplicação, uma obra com investimento de R$ 690 milhões.

Em cerimônia realizada no Centro de Eventos da Fenadoce, a comitiva presidencial contou com a presença do Vice-Presidente Hamilton Mourão (Republicanos), do Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), do Chefe de Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, do Senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS), do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Santos Filho e dos ministros Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Onyx Lorenzoni (Trabalho), Marcelo Queiroga (Saúde) além da primeira-dama, Michele Bolsonaro. Por sua vez, Paula Mascarenhas (PSDB) prefeita de Pelotas, Daniel Trzeciak (PSDB) deputado federal, Luiz Henrique Viana (PSDB) deputado estadual, Marcos Ferreira (Marcola) presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Michel Promove (PP), Jair Bonow (PP), Paulo Coitinho (Cidadania), Cristiano Silva (UB), Anselmo rodrigues (PDT), vereadores do município e José Apodi Dourado, secretário municipal de segurança, integraram a comitiva pelotense.

O presidente Marcola, defendeu a democracia, e elogiou a inauguração de uma obra importante para a Zona Sul. ''É importante dentro do processo da democracia recebermos o Presidente da República que é uma autoridade constituída dentro do voto. O motivo pelo qual estamos aqui é de suma relevância para toda nossa região. A inauguração desse contorno foi muito esperada por todos,'' afirma o presidente da Casa.

Executada pelo Governo Federal, o contorno de Pelotas é uma obra de duplicação rodoviária. O trecho de aproximadamente 24 km faz ligação ao Porto do Rio Grande é uma adequação de capacidade e melhorias operacionais das duas rodovias inseridas em uma região com características urbanas, visando proporcionais qualidades na região.

O parlamentar Michel Promove, exaltou a importância do momento. ''É uma obra que acima de tudo salvará vidas. Trará mais desenvolvimento para a nossa região, por isso viemos cumprir o nosso papel como parlamentar da cidade,” disse ele.

Cristiano Silva, vereador pelo União Brasil, também presente na cerimônia, comentou a entrega do contorno. ''Muito importante a presença do presidente hoje em Pelotas para entrega de uma obra que muito além de desafogar o trânsito, acelerará o desenvolvimento da nossa região e também salvará muitas vidas, com mais segurança”.

Por sua vez, o vereador Jair Bonow, exaltou fatores expansivos para a região sul. ''São fatos que se unem em prol da região. Tenho certeza que com essa duplicação estaremos ainda mais no caminho do progresso, que ainda é pequeno, mas vai começar a andar. Tínhamos uma 116 (BR) com trânsito devagar, lento, problemático, muitas vezes com acidentes onde não existia terceira via,” analisa o parlamentar. Para ele, o fato mais importante é a duplicação do contorno, pois fará com que o trânsito ande rumo ao progresso para região. “É isso que se espera, é isso que o povo quer. Progresso fluindo através da rodovia.''

O vereador e ex-prefeito Anselmo Rodrigues, exaltou o seu agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro, além de falar de todo esforço empenhado pelos políticos da região que cooperaram para a obra estar em andamento. ‘’Eu faço política há cinquenta anos, prefeito dessa cidade duas vezes junto com tantas outras pessoas, lutamos tanto pra ter esse contorno para ter a duplicação dessa estrada, Pelotas, Porto Alegre e na condição de homem que faz política, de vereador, que fui convidado, é claro, evidente que eu tinha que estar presente e dizer ao presidente obrigado por aquilo que hoje estamos recebendo”.

O vereador Paulo Coitinho, relembrou a importância da BR para o comércio da região sul. ''Independentemente de campos políticos, que por hora defendemos, não podemos deixar de reconhecer o trabalho realizado no período gestão do presidente Bolsonaro no que trata e a BR-116. A duplicação e o entorno de Pelotas são obras fundamentais, para o Brasil e também o Mercosul. Estamos representando junto com alguns vereadores da Câmara Municipal de Pelotas porque entendemos que também é papel do poder legislativo acompanhar estas pautas importantes e principalmente aquelas que são de entrega de políticas públicas para o desenvolvimento de Pelotas e região Sul.''

O presidente ainda cumpriu agenda em Bagé e Passo fundo, e termina seus compromissos em Londrina na feira Expolondrina. Essa é a segunda vez de Jair Bolsonaro na princesa do sul, em 2019 o parlamentar esteve presente na entrega do trecho da BR-116 que liga Pelotas a São Lourenço do Sul.

Foto: Andréia Castro