Você está aqui: Página Inicial / Jone Soares recebe deputada Fran Somensi em Pelotas

Jone Soares recebe deputada Fran Somensi em Pelotas

Publicado em 08/04/2022.
Implantação da Farmácia Solidária continua em desenvolvimento.

Na tarde de ontem (07), o Vereador Jone Soares (PSDB) recebeu a Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) em Pelotas para tratar sobre o andamento do Programa da Farmácia Solidária. Jone foi o proponente da lei na cidade. Fran foi a idealizadora do projeto no Rio Grande do Sul.

O primeiro compromisso foi na Prefeitura Municipal. Participaram da reunião, além de Jone e da Deputada, a Prefeita Paula Mascarenhas e a Secretária de Saúde, Roberta Paganini. De acordo com a Secretária, atualmente, a SMS está trabalhando na fase de elaboração do convênio com a Faculdade Anhanguera Pelotas, onde será o ponto de dispensação dos medicamentos arrecadados pela Farmácia Solidária. Ainda segundo Roberta, estima-se que até o final da próxima semana, o convênio deverá ser enviado para a Procuradoria Geral do Município para aprovação.

Enquanto isso, o executivo também inicia as tratativas com o Conselho Regional de Farmácia, que precisa aprovar a estrutura do local, além de avaliar se todas as normas exigidas para a implantação da Farmácia Solidária estão sendo seguidas. Após essa tramitação, a expectativa é que o programa seja oficialmente inaugurado em maio.

A Deputada Fran conta que atualmente o programa está presente em 25 municípios, e que existe uma comunicação constante entre todos eles. “Quando uma farmácia precisa de um medicamento, temos um grupo no WhatsApp onde conversamos e trocamos informações, para verificar a possibilidade de enviar medicamentos de um lugar para o outro, por exemplo”. Em parceria com o Governo do Estado, um aplicativo para facilitar ainda mais esta conexão entre as farmácias está em projeto de elaboração.

Após a reunião no Gabinete da Prefeita, o Vereador Jone acompanhou a Deputada Fran até a Faculdade Anhanguera para apresentar o local onde se situará a Farmácia Solidária em Pelotas. Jone ressalta que espera com emoção o início das atividades. “Tenho o maior orgulho de ser o proponente desta lei aqui em Pelotas. Um programa que vai beneficiar tantas pessoas que precisam e ainda vai incentivar um descarte consciente de medicações”, pontuou.

Fran se mostrou muito empolgada com o andamento da implantação do programa, e pontuou que gostará de estar presente quando a Farmácia for inaugurada. "Estou saindo daqui com o coração muito feliz, é muito bom ver a cidade dando esse passo, é o nosso projeto, que começou tão pequeno, alcançando vários pontos do Estado", finalizou.

Por Assessoria de Imprensa - Vereador Jone Soares (PSDB)