Você está aqui: Página Inicial / Jone Soares promove mobilização para doação de sangue em Pelotas

Jone Soares promove mobilização para doação de sangue em Pelotas

Publicado em 27/04/2022.
Ação em frente ao Hemopel visa conscientizar sobre a importância das doações e ampliar o estoque do banco de sangue.

O vereador Jone Soares (PSDB) está promovendo um mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional de Pelotas, que será realizado na próxima sexta-feira (29). A mobilização busca incentivar doações e aumentar os estoques do Hemocentro Regional de Pelotas, que estão baixos desde o começo da pandemia de Covid-19.

A ação vai ocorrer a partir das 10h, em frente ao Hemopel, na Avenida Bento Gonçalves, 4569. Os doadores, que se dispõem de forma voluntária, passarão por um cadastramento, triagem inicial e entrevista médica. Logo após é feita a coleta, que dura cerca de 20 minutos. As bolsas obtidas serão submetidas a exames e posteriormente passarão por um processo de separação de componentes.

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Uma bolsa de 450ml pode ajudar a salvar até quatro vidas.

O que é preciso para doar?

• estar em boas condições de saúde;

• apresentar documento oficial de identidade com foto;

• ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal e o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

• pesar no mínimo 50kg;

• não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

• ter dormido bem na noite antes da doação;

• não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

• não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Segundo o vereador, que tem estado em contato com o Hemopel nos últimos meses, é essencial que as pessoas entendam a necessidade de doar sangue regularmente. “O sangue é um elemento que não tem substituto. Por isso, as doações são fundamentais. Não podemos esperar que algum conhecido precise, pois sempre tem muitas pessoas precisando”, pontuou Jone.

Além da campanha na sexta-feira, o Hemocentro Regional de Pelotas recebe doações de todos os tipos sanguíneos diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio dia. Agendamentos podem ser realizados no link a seguir: https://secweb.procergs.com.br/sae4/?servico=648

Por Assessoria de Imprensa - Vereador Jone Soares (PSDB)