Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Marisa Schwarzer vai à Hospedaria de Grandes Animais ajudar a resolver problemas de recolhimento

Publicado em 16/04/2021.

Marisa Schwarzer visitou hospedaria de grandes animais (Foto: Assessoria)

Na tarde do dia 13/04, a vereadora Marisa Schwarzer foi à Hospedaria de Grandes Animais para uma visita agendada semana passada, conhecer toda a operação de recolhimento, recuperação e doação dos cavalos.

Ao chegar, foi recebida por um dos responsáveis técnicos que é parte da equipe da secretaria de desenvolvimento rural, secretaria responsável pela hospedaria desde fevereiro. Ele apresentou à vereadora todo o espaço, desde o galpão onde ficam os veículos, até as áreas de campo e plantação de pastagem. O estoque de ração está chegando ao fim, mas já há um pedido programado para garantir que a comida esteja sempre fresca. No momento, o local conta com 17 animais, além de uma égua e um potrinho que estão sendo tratados no Hospital Clínico Veterinário da UFPel e serão alocados lá assim que estiverem saudáveis.

"Percebemos duas importantes demandas do local", informou a vereadora, "uma delas é referente ao abrigo dos animais durante a noite já que a área para onde são recolhidos é aberta". Alguns dos animais mais velhos, ou éguas prenhas, ficam separados no campo de trás da hospedaria onde têm lugar para se abrigar. Ambos os responsáveis técnicos pelo local já assinaram um termo solicitando à secretaria a construção de uma área coberta para as baias, no mesmo espaço onde eles ficam durante a noite.

Essa reforma é de extrema importância, e não precisa ter um custo alto, o mandato da vereadora está em contato com a secretaria de assistência social para conseguirem os materiais para construção desse abrigo.

A outra demanda é a regularização do contrato do terceirizado responsável pelo recolhimento dos animais. Foi assinado um contrato emergencial, cujo prazo já acabou e o pagamento está pendente, para suprir a demanda de recolhimento dos cavalos até a liberação da licitação do transporte de animais de grande porte. Então, até que haja essa contratação formalizada, o recolhimento está atendendo apenas casos de extrema urgência, e mesmo assim a hospedaria acaba tendo que mobilizar uma equipe que está trabalhando praticamente de forma voluntária.

A parlamentar adianta que já tem uma reunião marcada com o secretário Jair Seidel para tratar assuntos da comunidade e para saber uma previsão para a publicação da licitação do transporte de animais de grande porte.

Por Assessoria de Imprensa do Gabinete da vereadora Marisa Schwarzer (PSB)