Você está aqui: Página Inicial / História no comando da Guarda Municipal

História no comando da Guarda Municipal

Publicado em 13/04/2022.

A manhã da última segunda-feira ficou marcada na história do município de Pelotas, isto porque pela primeira vez em 32 anos, desde a criação da Guarda Municipal (GM), o comando da corporação será dirigido por uma mulher, nesse caso pela ex-coordenadora do Observatório de Segurança Pública e Prevenção, Cíntia Aires.

O primeiro-secretário da mesa diretora, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) esteve na cerimônia da posse, junto dos vereadores Carlos Júnior (PSD) e Cristiano Silva (UB), que representaram o poder legislativo no ato. Além disso, outras autoridades marcaram presença, entre elas, a prefeita da cidade de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, e o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado.

O ex-comandante da Guarda Municipal de Pelotas, Igor Bretanha, ressaltou a importância da instituição para o município, falou do momento de dificuldade quando assumiu o comando, uma vez que coincidiu com o começo da pandemia e os desafios de trabalhar com a saúde.

‘’Ingressei em 2012 na GM e tenho essa honra imensa de afirmar e considerar que hoje o batalhão é a minha segunda casa. Defendemos a comunidade muitas vezes com a nossa própria vida, alguns de nós chegam a usar a farda por mais de 30 anos. Gostaria de agradecer a todos pela confiança e também pelos investimentos que foram feitos na corporação nos últimos anos. Meu desejo que a Cíntia continue conduzindo os trabalhos com lealdade e justiça’’, disse Bretanha.

Em seu discurso Cíntia Aires, fez agradecimentos e rechaçou o seu compromisso com a população pelotense. Afirmou que programas e iniciativas ao combate à violência do município terão continuidade já que o resultado de todos é positivo para Pelotas.

"Se hoje uso essa farda, é em agradecimento à minha família. Eles são minha base assim como todos da Guarda, muito importantes nesse processo. Meu agradecimento especial ao colega Nelson Medeiros, que uniu teoria à prática. Tudo que a gente faz é com objetivo de entregar o para a população, e me comprometo aqui, diante de todos, em dar continuidade aos projetos, principalmente ao Pelotas Pacto Pela Paz, que teve resultados muito significativos”, afirmou a nova comandante.

Representando a Câmara, Paulo Coitinho falou que o legislativo é parceiro em todas as iniciativas que a guarda projetar para a cidade de Pelotas. Além disso, desejou prosperidade ao trabalho de Cíntia frente a guarnição.

‘’Somos parceiros na construção de políticas públicas também na área da segurança, em síntese, o legislativo está e estará sempre à disposição da GM’’, disse o parlamentar.

A Prefeita Paula Mascarenhas, ressaltou o excelente trabalho da Guarda Municipal no município, principalmente no período de pandemia. Além disso, salientou que o respeito à dignidade humana é essencial para o bom funcionamento da instituição assim como para a comunidade pelotense.

‘’Nós talvez hoje sejamos o município que mais faça ações integradas no Brasil, ainda mais nesse período tão difícil que é a pandemia. Um trabalho minucioso da guarda para diminuir os números da criminalidade. E devemos salientar o respeito à dignidade humana, sempre quando um cidadão pelotense ver uma pessoa com essa farda azul, será sinônimo de respeito”, finalizou a chefe do executivo.

Foto: Gustavo Vara/Ascom