Você está aqui: Página Inicial / Fernanda Miranda visita escola infantil fechada enquanto Câmara debate compra de vagas na rede particular

Fernanda Miranda visita escola infantil fechada enquanto Câmara debate compra de vagas na rede particular

Publicado em 17/03/2022.

Na manhã desta quarta-feira (16), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) esteve em visita na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Prefeito Ary Alcântara, no bairro Navegantes, para fiscalizar a situação da escola e entender os motivos dela permanecer fechada.

A Escola foi inaugurada em julho de 2020, mas ainda não foi ocupada pelas 120 crianças matriculadas, de 0 a 3 anos, que não puderam retornar presencialmente com o início do ano letivo. Com um amplo espaço colorido, mobiliário e brinquedos novos, ainda no primeiro ano começou a apresentar sérios problemas estruturais oferecendo risco para funcionários e a comunidade. São rachaduras, buracos no telhado, paredes e o chão que está cedendo.

Engenheiros que visitaram a escola interditaram alguns espaços e salas pelo risco das rachaduras que comprometem a estrutura do prédio. Não há previsão para o retorno. A SMED sabe dos problemas, mas alega que a empresa que teria que dar a manutenção da obra declarou falência.
Sobre a situação, a vereadora lamenta “São 120 crianças fora da escola, 120 vagas públicas que não estão sendo acessadas porque a gestão municipal não se organizou para solucionar este problema ou mesmo fiscalizou o trabalho da empresa contratada. Uma comunidade inteira que necessita muito de escola de educação infantil, e que está desassistida. ”

Em meio a isso, a Câmara debate um PL que prevê a compra de vagas em escolas particulares de educação infantil, como medida emergencial, o que para vereadora é uma contradição diante dos problemas encontrados em diversas escolas municipais.

“Se a prefeitura não consegue fiscalizar as escolas da rede municipal, que estão com estrutura precária, de que forma irá fiscalizar as escolas particulares? Quais serão as diretrizes pedagógicas? Estarão alinhadas com a proposta da rede municipal? ” Questiona a vereadora.

Além disso, a vereadora critica a forma como o debate está sendo feito, com ênfase no “custo” da educação e não no investimento. “Comprar vagas, a longo prazo, sairá ainda mais caro do que investir em uma escola que estará de forma permanente na comunidade. ” Completa.

Para o mandato da vereadora Fernanda Miranda, a situação reflete a falta de investimento e valorização do que é público em detrimento do privado, uma marca da gestão do PSDB.

Por assessoria de imprensa vereadora Fernanda Miranda (PSol). 

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

radio camara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

LICITACOMCIDADAO