Você está aqui: Página Inicial / Entrega de regularizações fundiárias movimentam legislativo pelotense

Entrega de regularizações fundiárias movimentam legislativo pelotense

Publicado em 19/04/2022.

Na tarde de ontem (18), 76 escrituras de imóveis foram entregues pela Prefeitura de Pelotas. A documentação faz parte de uma série de regularizações fundiárias propostas pelo poder executivo e legislativo aqui no município. A solenidade marcou a entrega das escrituras de três bairros Ceval, Barão de Mauá e Anglo.

A senhora Berenice Vieira, de 70 anos, acompanhou a entrega da escritura do seu terreno, que segundo ela está reside há 10 anos no local e a sensação é de realização : '' Eu moro na Barão de Mauá vai fazer dez anos agora em outubro. E Ah tô assim realizada né? Feliz. Me sentindo segura também, por causa da pandemia, demorou um pouquinho, mas agora tenho a certeza que vou dormir aliviada'' - afirmou a moradora.

O presidente da Comissão de Habitação e Regulação Fundiária, Paulo Coitinho (CIDADANIA) esteve no ato, e além de ressaltar o trabalho do legislativo e do executivo, frisou que novas escrituras estão previstas para este ano ainda:

''Um trabalho que viemos já desde o início do nosso mandato, já propomos isso Somos presidente da comissão de habitação e regulação fundiária da casa, e já realizamos audiência pública, temos conversado muito com o nosso secretário de habitação fundiária em relação a isso, tentando acelerar o processo de habilitação. Nós queremos passar a nossa legislatura até o final do mandato e serão entregues mais de cinco mil documentos, ou seja, documentos de propriedades regularizadas para as pessoas. No mês de julho, semana de Pelotas, nós queremos entregar mais dois mil novos lotes já regularizados para os moradores do BGV. Então é uma alegria muito grande e eu sempre falo, ter o termo de posse, ter o seu terreno regularizado, dá a garantia jurídica para aquilo que as famílias entendem que possam em cima deles construir, de ficar, enfim. Linhas de créditos em bancos, torna-se juridicamente constituído um terreno que agora é seu. Então, que as famílias façam um bom uso, que possamos continuar com essa política pública de entrega para as pessoas lá na ponta''- afirmou o parlamentar.

Durante a cerimônia, a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas, agradeceu aos parlamentares do legislativo pelotense pelo apoio ao executivo. Além disso, enalteceu a volta dos eventos presenciais, que segundo ela carrega outro significado para as cerimônias:

''Que alegria receber vocês aqui no passo , casa de todos pelotenses. Hoje nós estamos entregando às escrituras, fase final da regularizações fundiárias desses lotes. E isso é também uma alegria especial pois estamos realizando esse evento aqui de forma presencial, tem outro sentimento, gostaria de agradecer a presença dos vereadores, que cada vez mais estão se fazendo presentes no nosso governo.

Muitas vezes precisamos trabalhar com pautas difíceis, e se eu não contasse com os vereadores, que agem com coragem, não iríamos adiante. Pois ninguém faz nada sozinho, obrigado a todos parlamentares e aos servidores e servidoras, pois é um dia que sempre me aquece o coração. Por que eu sei oque isso significa, ter a escritura de casa é ter segurança''

Também acompanharam a cerimônia de entrega das escrituras, o vice-prefeito Idemar Barz, os vereadores Jone Soares (PSDB), Cristiano Silva (União Brasil), Carlos Junior (PSD) e César Brisolara (PSB) na condição de vice-presidente da Câmara Municipal, além do deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), e o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado.

Foto: Gustavo Vara (Ascom)