Encerramento da Semana Municipal do Povo de Terreiro é comemorada na Câmara de Vereadores
Na sexta-feira (28), o Plenário da Câmara Municipal lotou de pessoas que foram prestigiar o encerramento da Semana Municipal do Povo de Terreiro. O encontro na Casa do Povo foi proposto pela Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e pelo Vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), com a organização do Conselho Municipal. Diversos membros da comunidade de terreiro marcaram presença, assim como a vice-prefeita Daniela Brizolara. Cantos, apresentações e homenagens às mulheres foram feitas.
O Vereador Paulo Coitinho foi o autor do projeto de lei que institui a Semana Municipal do Povo de Terreiro. “Ouvimos vários relatos, mulheres que foram aqui homenageadas pelo reconhecimento de suas vivências nos terreiros da cidade, uma cidade que tem no seu DNA a afrodescendência muito forte, e com a afrodescendência chegou às religiões de matriz africana, eu estou muito feliz com o resultado, fechamos uma semana que deu positivo, e o ano que vem a gente aguarda por mais um momento que vai acontecer, mais uma Semana Municipal do Povo de Terreiro.” Ressalta o parlamentar.
A Vereadora Fernanda Miranda foi uma das mulheres homenageadas pelo Conselho, ela destaca a importância da reunião como uma forma de combater a intolerância religiosa. “Fazer esse debate dentro da Câmara de Vereadores é um dever nosso enquanto sociedade, enquanto representantes do povo, para trazer essas vivências que estão pautadas dentro da nossa tradição, da nossa cultura e da nossa história ancestral aqui no nosso município, lembrando que toda essa cultura, toda essa visão, cosmovisão, que também faz a gente entender a nossa constituição enquanto município de Pelotas, como que se criou o nosso município, porque nós temos ainda que trabalhar contra o preconceito religioso, combatendo todo o racismo religioso que a gente vê contra as religiões de matriz africana”. Diz Miranda.
Os Vereadores Antônio Peixoto (PSD) e Cauê Fuhro Souto (PV) também compareceram ao evento.