Dois projetos do vereador Carlos Júnior viram leis em Pelotas
As duas iniciativas protocoladas pelo vereador Carlos Júnior (PSD), aprovadas por unanimidade pelo plenário do Legislativo Pelotense, foram sancionadas ontem (12) pela Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e com isso se tornaram leis em Pelotas.
A primeira sob o número 7.049/2022, torna o prazo de validade indeterminada do laudo médico pericial para as pessoas com deficiência permanente. E a segunda, é a lei nº 7.052/2022, que concede o nome de Umbandista Vanderlei Silveira ao trecho da Estrada do Engenho, entre as ruas Tiradentes e Paulo Guillain, na Balsa.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, e inclusive contou com a presença de familiares de Vanderlei Silveira, homenageado que era popularmente conhecido como “Pai Loca”.
Vanderlei Silveira é reconhecido
A iniciativa do parlamentar do PSD atende ao pedido encaminhado pelo presidente do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, Babalorixá Juliano de Oxum, de familiares, amigos e irmãos de fé do umbandista Vanderlei Silveira, o “Pai Loca”.
Vanderlei Silveira foi morador da região da Balsa, no Bairro Porto, durante 26 anos. Casado, pai de 6 filhos, foi diretor espiritual do Centro Espiritualista de Umbanda Sete Penas Brancas, teve grande importância junto à comunidade pelas ações sociais, culturais e religiosas. Foi um dos fundadores da Festa de Homenagem à Iemanjá na Balsa, e esteve à frente das atividades da celebração religiosa durante 25 anos, até seu falecimento, em 2021. Vanderlei deixou uma contribuição de amor à comunidade e de fortalecimento do culto da fé.
Com base nesse legado o vereador Carlos Júnior (PSD) decidiu protocolar um projeto de lei que atribui ao trecho da Estrada do Engenho, entre as Ruas Tiradentes e Paulo Guillain, o nome de rua Umbandista Vanderlei Silveira, como forma de perpetuar a contribuição do religioso.
O vereador Carlos Júnior (PSD) considera o ato de grande valia para todos que conviveram e conheceram as ações de Vanderlei “ precisamos estar atentos para acolher o pensamento das comunidades, ainda mais para a história de alguém que se envolveu e se constitui em uma importante liderança para os moradores da Balsa", afirmou o parlamentar.
Por assessoria de imprensa vereador Carlos Jr. (PSD)