COF realiza Audiência Pública
Na manhã da última quinta-feira (26), aconteceu a audiência pública proposta pela Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara Municipal. O tema foi a apresentação e prestação de contas do município e teve a presença do Secretário da Fazenda, Jairo Dutra, e da Contadora da Prefeitura, Viviane Lemos.
A sessão foi presidida pelo vereador Jone Soares (PSDB), que comentou o atual momento positivo das finanças do município, porém ainda expressou o alerta para o possível declive do orçamento em razão do aumento do número de casos de covid em Pelotas:
"Podemos ouvir vários temas muito importantes em relação a saúde, educação, infraestrutura e investimentos. Também vimos que em relação aos casos de coronavírus estarem aumentando, a prefeitura já está pensando em uma forma de aportar mais recursos na saúde, caso a pandemia volte com força. A gente torce muito para que não. Tivemos uma reunião muito produtiva, muito importante pra sabermos os impactos que o município está tendo em relação ao financeiro”, comentou o parlamentar.
O secretário Jairo Dutra, comentou a respeito da responsabilidade que o setor financeiro da prefeitura vem atuando. Além da audiência, ele expressou a preocupação em relação à questão dos precatórios e previdência dos servidores.
''Viemos à Câmara de Vereadores apresentar a situação financeira por ser uma questão legal. Apresentamos os indicadores que são basicamente o resultado primário que determina a saúde financeira inicial da prefeitura, ou seja, as suas receitas correntes. Demonstramos que viemos cumprindo as responsabilidades e tudo o que é determinado. Mas também informamos através da nossa contadora Viviane Lemos, uma situação que nos preocupa sobre a questão precatória e a dívida compassiva que temos com a previdência dos servidores. Entretanto, vamos voltar nossos esforços para resolvermos o quanto antes'', disse o Secretário.
Cabe lembrar que a COF é presidida pelo Vereador Jair Bonow (PP) e ele está internado em razão de problemas de saúde. Participaram também da audiência os vereadores Paulo Coitinho (CIDADANIA) e Cristiano Silva (UNIÃO BRASIL).