Você está aqui: Página Inicial / Câmara promove homenagem a desembargadora Iris Helena Medeiros

Câmara promove homenagem a desembargadora Iris Helena Medeiros

Publicado em 16/10/2022.
O ato aconteceu na manhã de sexta-feira (14) e foi marcado pelo reconhecimento da magistrada na Casa do Povo

Natural de Pelotas, Iris Helena Medeiros Nogueira, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 1981. Em 1985 Iris foi Pretora e no ano seguinte assumiu o cargo de Juíza, além disso foi Juíza-Corregedora, e também a primeira mulher a ocupar o cargo de Corregedora-Geral de Justiça no ano de 2017. A posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) aconteceu em 2004, e atualmente foi eleita presidente do mesmo órgão para o biênio 2022/2023.

A homenagem à Iris consistiu em uma placa formal, entregue à magistrada e também uma segunda placa foi anexada ao hall das mulheres vereadoras, na ante sala da presidência da Câmara Municipal. Cabe ressaltar que a condecoração foi em decorrência da sua posse como presidente do TJRS, um feito histórico, memorável, que representa a luta das mulheres nos espaços de poder. De acordo com o presidente do poder legislativo Marcos Ferreira (Marcola - sem partido).

''Essa homenagem à desembargadora Iris é uma obrigação do poder legislativo, porque quem a conhece, identifica toda a sua paixão por ser pelotense. Soma-se o fato de seu excelente trabalho no âmbito do direito estadual'', disse Marcola.

Por sua vez, Iris agradeceu o reconhecimento da Casa, ressaltou a importância da parceria entre os poderes e desejou prosperidade ao povo pelotense.

''Essa parceria entre os poderes é ótima e esse é o nosso objetivo. Todos somos servidores. O servidor serve e nós estamos prontos sempre servir a nossa comunidade. Meu agradecimento pela gentileza e pelo reconhecimento. Onde eu estiver contem comigo, com essa pelotense que é tão apaixonada pela nossa terra e pelos feitos dos pelotenses. Prosperidade a todos nós.''

Na oportunidade, o vereador César Brisolara (Cesinha- PSB) entregou um arquivo de casos de racismo e injúria racial que aconteceram nos últimos tempos no município, com intuito de endossar e recrudescer o combate a esses crimes.

''Entregamos à desembargadora os excessivos casos de racismo que acontecem nessa cidade. Aproveito também para conversar sobre os casos que aconteceram comigo e com outros vereadores dessa Casa, além de tantos outros casos tristes que chegaram pra nós através da Comissão de Direitos Humanos. Deixamos o alerta. Precisamos de respostas também do poder judiciário, pois esses casos estão ocorrendo cada vez mais e vão se alastrando também pelas redes sociais”, disse Cesinha.

Acompanharam a cerimonia os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Cauê Fuhro Souto (UB), Jone Soares (PSDB) e o promotor de justiça, Jaime Chatkin.

A agenda da desembargadora em Pelotas seguiu à tarde no Foro da Comarca onde a magistrada anunciou a finalização da digitalização dos processos judiciais. Foram 13 meses de trabalho desenvolvido pelo próprio judiciário, onde 110 mil processos foram digitalizados.

Foto: Ederson Avila