Você está aqui: Página Inicial / Câmara Municipal realiza Audiência Pública em homenagem 115 anos da Fundação da Umbanda no Brasil

Publicado em 28/11/2023.
Proponente da ação é o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA).

Na segunda-feira (20), o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), através da Comissão de Cultura da Casa e em conjunto ao Grupo Amigos da Umbanda da Princesa do Sul, realizou uma Audiência Pública em comemoração aos 115 anos da Fundação da Umbanda no país. O encontro teve início às 19 horas no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza.

A ação em alusão a trajetória e resistência da religião de matriz africana, contou com homenagem destinada aos terreiros da região, são eles: Centro Espírita de Umbanda Reino de Aimoré, Centro Espírita Umbanda Caboclo Sete Penas Douradas e Ile D’Yemanjá e Ode, Terreiro de Umbanda Santa Rita de Cassia, C.E.U Vó Xinica do Cruzeiro, C.E. U. Vovó Maria Conga e Ile Oxum Panda, C.E.U Exu Caveira das Almas, Sociedade Beneficente Os Cirineus, Ile Axé Oxum e C.E.U Pai Joaquim de Angola, C.E.U Reino de Vó Catarina e Ile Xango Agodo, Centro Espírita Umbanda Caboclo Sete Folhas Verdes da Mata Virgem e Africano Mãe Iemanjá Boci, Centro Espírita de Umbanda Cacique Ogum Mege e Vó Chinica, Centro Espírita de Umbanda Ogum Sete Ondas e Reino Exu Rei 7 Encruzilhada e Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhada, Centro de Umbanda Cabocla Jurema de Guarany, Ilê Luz de Xangô Agodô, Centro Espírita de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros São Jorge, Centro Espírita Umbanda Ogum Sete Espadas, C.E.U Seguidores de São Jorge e Ogum Agdam e Fonte de Luz Centro Espiritualista .

Além da entrega dos certificados para os terreiros, a Audiência Pública dispôs da entrega da placa em condecoração á entidades representativas que auxiliam a população através da fé e combatem diariamente a intolerância religiosa. São eles: o umbandista Santos Laureci Martins patrono do Centro Umbanda Nossa Casa, ao Centro Espírita de Umbanda Nossa Senhora das Graças, ao Centro Espírita de Umbanda Filhos do Sol e da Lua presidido pela Srª. Ida Maria de Oliveira Albuquerque, ao Centro Espírita Umbanda Reino Pai Joaquim De Angola dirigido pelo Sr. Nedi Luz e ao Centro Espírita de Umbanda Caboclo Guaracy Yle D’Oxum tendo como cacica Mãe Terezinha Vilela de Lima D’Oxum.

O proponente da ação vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) ressaltou sobre a importância. “Como presidente da Frente Parlamentar que tão bem representa esse segmento da cultura me sinto orgulhoso em ver esse plenário cheio na noite de hoje onde conseguimos conversar sobre os gargalhos que a religião enfrenta em Pelotas e na região, mas principalmente falar sobre futuro e todas as perspectivas que nos aguardam”, finaliza ele.