Câmara Municipal lança Exposição sobre a Síndrome de Down
Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Legislativo Pelotense inaugurou, no Jardim de Inverno da Casa, uma exposição de fotos para chamar a atenção sobre o tema. A iniciativa foi do mandato do vereador Cristiano Silva (UNIÃO) e organizada em conjunto da Associação de Pais de Down de Pelotas (APADPEL). São nove fotos que ficarão expostas na Câmara, desta terça-feira (21) até o próximo dia 28 de março. O trabalho foi feito pela fotógrafa Eliani Winke e retrata pessoas com síndrome de down em diversos espaços. Participaram do ato de inauguração da exposição, o presidente em exercício, vereador Márcio Santos (PSDB), o proponente vereador Cristiano Silva e membros da Associação de Pais de Down, representandos pela presidente, Luana Braga.
Para Cristiano Silva, essa é uma data de mobilização. O parlamentar ressalta que o seu mandato é parceiro na luta pela conscientização sobre a Síndrome de Down.
“Ao longo desses dois anos de atuação conseguimos grandes avanços, como a cedência do terreno para a nova sede da Apadpel, a aprovação da lei, de nossa autoria, que trata sobre a obrigatoriedade do exame de cariótipo em recém-nascidos e muito mais”. A presidente da Associação, Luana Braga, ressaltou o apoio do Legislativo Pelotense. Ela pontuou que é fundamental poder contar com a parceria dos órgãos públicos, para que possam desenvolver um belo trabalho em prol da comunidade.
Vereador Marcio Santos, presidente em exercício na Câmara Municipal, parabenizou a Associação pelo trabalho que desenvolve a favor das pessoas com a síndrome.
‘‘O legislativo tem um papel importante para somar, reunir forças e lutar pelos direitos deles”, finalizou.
Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal
Foto: Volmer Perez