Bancada do PSDB promove audiência pública sobre atividade doceira
Tradição nascida dentro das cozinhas das charqueadas de Pelotas, o doce é hoje sinônimo de geração de renda, seja na produção artesanal, na indústria conserveira, ou mesmo no turismo, que têm nas delícias grande atrativo para quem visita o município.
Conforme entidades ligadas ao setor, o doce é responsável pela geração de quatro mil empregos diretos na indústria, e pelo sustento de cerca de cem famílias ligadas à produção artesanal, além de atrair para o município milhares de turistas no período da Fenadoce. Estimular e valorizar esse setor da economia local, e ao mesmo tempo tornar essa cadeia produtiva parte das apostas para o crescimento da economia gaúcha e nacional, é a ideia principal da audiência pública “Desafios da atividade doceira como instrumento de fomento à economia local, estadual e nacional”, proposta pela bancada de vereadores do PSDB.
Representantes de entidades ligadas ao setor foram convidados para apontar avanços e também dificuldades enfrentadas para o crescimento da atividade doceira, hoje reconhecida até mesmo pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre os participantes convidados, a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bicas; o presidente do Sindicato de Doces e Conservas Alimentícias, Paulo Crochemore; o secretário municipal de turismo, Gilmar Bazanella e o presidente do Sicredi e Sindicato Rural, Nilson Loeck. A audiência também tem as presenças confirmadas dos deputados Daniel Trzeciak e Luiz Henrique Viana.
Além dos convidados, a população também poderá fazer questionamentos e sugerir propostas para o fortalecimento da atividade doceira no cenário estadual e nacional. O evento ocorre sexta-feira, dia 16 de agosto, às 10 horas da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas.