Audiência Pública sobre o câncer do colo do útero e a vacinação contra o HPV é realizada na Câmara de Vereadores
A conscientização e prevenção do colo do útero e a importância da vacinação contra o HPV foi tema de uma audiência pública na última sexta-feira (28), no Plenário da Câmara Municipal.
O proponente do encontro foi o Vereador Tauã Ney (PSDB) que tem a oncologia como a principal bandeira de seu mandato. Ele destaca a importância da presença de líderes da área na reunião, médicos, representantes do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer) e a participação por videoconferência do TJCC (Todos Juntos Contra o Câncer). “A gente tinha um quadro muito qualificado aqui, com o mesmo objetivo, com o mesmo propósito, que é a gente levar a vacinação do HPV de fato para a cidade, para a gente chegar em um índice suficiente para daqui 25 anos, 30 anos, erradicar o câncer do colo do útero.” Afirma o parlamentar.
Manoela Onofrio, membro do IGCC, ressalta a importância da audiência. “São iniciativas essenciais para a gente poder discutir como sociedade qual é a saúde que a gente quer, e uma das coisas muito legais é que a gente já tem aí o SUS e uma capilaridade para disponibilizar a vacina para crianças de 9 a 14 anos, ela é uma vacina segura, eficaz e gratuita, então todo mundo tem que ir se vacinar.” Evidência Onofrio.
O plenário ficou lotado com a visita dos alunos da escola Jacob Brod e da Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição que acompanharam a audiência, além da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) que também compareceu ao encontro.