Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública abordará Plano Municipal de Cultura

Audiência Pública abordará Plano Municipal de Cultura

Publicado em 14/04/2022.
Mensagem 002/2002 encaminhada pelo executivo já está na Câmara

Na próxima segunda-feira (18), será realizada no plenário da Câmara Municipal de Pelotas uma Audiência Pública para debater a Mensagem 02/2022 encaminhada pela Prefeitura, a qual aborda a implantação do Plano Municipal da Cultura (PMC). O programa é atualizado a cada dez anos e define a trajetória de projetos culturais no município. O item integra o Sistema Municipal de Cultura, que é composto também pelo Conselho Municipal de Cultura e pelo Fundo Municipal de Cultura. Os três, juntos, estabelecem as diretrizes culturais para a próxima década, além das políticas de financiamento que acontecem através de editais e do Pro cultura. O PMC também tem como objetivo definir a estrutura orçamentária para a cultura na cidade.

O proponente da audiência é o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e o parlamentar acredita que o encontro será uma boa oportunidade de debater, com os diversos segmentos que envolvem a cultura, o planejamento proposto pelo executivo.

“O plano definirá a estrutura orçamentária para a cultura da cidade, além de estabelecer um calendário desses eventos. O objetivo do encontro é estabelecer o diálogo e rever pontos essenciais para impulsionar a cultura em Pelotas”, disse Coitinho, que atualmente é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, Cultura e Festas Populares de Pelotas. O vereador acredita que o debate deste tema é importante para a cidade, haja vista que o plano possui uma renovação a longo prazo.

Alguns convidados já confirmaram presença como o secretário municipal de cultura, Paulo Pedroso. Além dele, foram convidadas autoridades, conselheiros municipais, produtores culturais, representantes de clubes sociais, teatros, universidades, MTG, artes plásticas, música, literatura, hip hop e outros profissionais da área.

A audiência pública será presencial, aberta ao público e terá transmissão ao vivo da TV Câmara, a partir das 19h.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).