Você está aqui: Página Inicial / Antonio Peixoto cobra solução para demandas da saúde e educação

Antonio Peixoto cobra solução para demandas da saúde e educação

Publicado em 26/06/2023.

Na manhã da última sexta-feira (23) o vereador Antonio Peixoto (PSD) foi recebido na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) pela titular da pasta, Adriane Silveira.
Na pauta, a situação das vagas para o berçário, alunos de 0 a 3 anos, que estão em processo de compra, com recurso disponível de mais de R$ 13 milhões. Porém, das 1500 vagas pretendidas para suprir a demanda reprimida, menos de 300 foram captadas no edital publicado, mesmo que tenha sido prorrogado duas vezes. Entre os motivos problemas na documentação das escolas e interesse menor do que a oferta de compra de vagas.
Conforme a secretária, estão no aguardo do retorno da documentação da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para inscreverem dentro deste número disponível. Após, reeditarão o edital com o objetivo de garantir mais vagas.
Peixoto questionou também sobre as obras paradas e abandonadas de escolas de educação infantil. “Temos obras inciadas há muito tempo com recursos federais que pararam, diante da promessa de retomada precisamos cobrar agilidade”, apontou o vereador. Adriane disse que depois da suspensão do programa do governo federal de construção de unidades na cidade e em todo País, houve agora em 2023 o anúncio de investimento para a conclusão das que ficaram paralisadas ou até mesmo somente no alicerce.

Saúde

Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a diretora de Gestão Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria de Saúde, Caroline Hoffmann, acolheu do parlamentar encaminhamentos da população, como forma de agilização de alguns procedimentos.

Peixoto questionou sobre a falta de médicos nas UBSs. “No posto de saúde do Fraget que atende ao Fragata, por exemplo, existem médicos somente no turno da noite, situação que precisa mudar”, apontou Peixoto. Segundo a gestora isso será solucionado com o envio pelo Governo Federal de 20 profissionais disponibilizados dentro do Programa Mais Médicos, o que acontecer início do próximo mês. O Fraget deve ser contemplado com o remanejo de um médico para a unidade e outras UBS com quadro faltante devem receber mais profissionais.

Sobre a demanda reprimida de algumas especialidades como oncologia, Caroline afirmou que aos poucos começa a atingir a normalização.
O vereador considera fundamental o contato direto com os secretários municipais e equipe. “ É uma maneira de acompanhar as ações, de fiscalizar a estrutura e apresentar os pedidos da comunidade, vou seguir com diálogo e a intenção de colaborar para a melhoria dos serviços públicos aos pelotenses”, disse Peixoto.

Texto/ foto: Assessoria vereador Antonio Peixoto (PSD)