Você está aqui: Página Inicial / A artista Seli Maurício é homenageada com medalha Mulher Doce Guerreira

A artista Seli Maurício é homenageada com medalha Mulher Doce Guerreira

Publicado em 10/03/2022.

Em Sessão Solene na Câmara Municipal de Pelotas nesta quarta-feira (09), foi realizada a entrega pelos 21 parlamentares da medalha “Mulher Doce Guerreira” em alusão ao Dia Internacional das mulheres. O mandato da vereadora Fernanda Miranda (PSOL) homenageou a artista plástica, bonequeira, educadora e ambientalista Seli Maurício, por toda sua vida dedicada à arte, à sensibilização do mundo e à denúncia das injustiças sociais.

Durante a entrega da medalha, a artista de 80 anos, usou do espaço e da palavra para deixar uma forte e necessária mensagem em defesa dos povos indígenas e de denúncia ao contexto de guerra: “Não se esqueçam dos povos indígenas que estão sendo dizimados, eles são guardiões do nosso tempo e da nossa floresta” e completou “Os homens fazem guerra, as mulheres educam. Uma salva de palmas para todas as mulheres.”

Seli Nachtigal Maurício nasceu no ano de 1941 no Morro Redondo e sua arte e trabalho fazem parte da história de Pelotas. Formada em Belas Artes, a artista utiliza várias linguagens e técnicas artísticas para se expressar. Foi responsável pelo revigoramento do teatro de bonecos da região Sul do Brasil. Conhecida no Laranjal, lugar que escolheu viver e criar, como a “artista da praça”, foi idealizadora, criadora e mantenedora da Praça da Paz, criada em 1991.

Na educação infantil, fez da arte um instrumento de sensibilização na perspectiva de uma educação holística. Os bonecos como ferramentas pedagógicas, lazer, criação coletiva, de escuta e acolhimento. Sempre inconformada com a injustiça social, começou a escrever aos 24 anos para os jornais locais sobre a desumanização do ser humano.

Sobre a homenagem, a vereadora Fernanda colocou “Foi um momento emocionante de agradecimento e reconhecimento por todo seu trabalho, sua genialidade e contribuição para nossa cidade. Que cada vez mais pessoas possam conhecer a história e a obra de Seli Maurício e ouvir o que ela tem a dizer.”

Por assessoria de imprensa vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

Foto: Gabriel Xavier