Você está aqui: Página Inicial / 4o Feirão Agroecológico acontece nesta quinta-feira em frente à Câmara

4o Feirão Agroecológico acontece nesta quinta-feira em frente à Câmara

Publicado em 25/10/2022.

Na próxima quinta-feira (27), das 8 horas às 12 horas, acontece a quarta edição da feira agroecológica em frente à Câmara Municipal. O evento é aberto ao público e conta com a participação de associações, quilombolas, feirantes e organizações regionais. Para esta edição, esta confirmada a participação de tradicionais produtores bem como novos que têm como objetivo levar a melhor mercadoria ao consumidor final.

A proposta é possibilitar mais acessibilidade e visibilidade ao consumo de produtos orgânicos e caseiros, além de promover debates sobre a agroecologia, levando assim um alimento saudável, livre de agrotóxicos à mesa dos pelotenses.

Jurandir Silva, vereador pelo PSOL, idealizador do projeto e mobilizou os feirantes e a Câmara de Vereadores para o feirão, relata que “é importante salientar que o espaço consegue reunir as principais instituições e coletividades que trabalham com agroecologia e comercializam esses produtos”. Entre as opções que estarão disponíveis nesta quinta-feira estão a Cooperativa Sul Ecológica, tradicional em Pelotas, a Associação Arpa-Sul, que organiza as maiores feiras ecológicas da região, o Kalito, na produção de cogumelos orgânicos e a Acotirene, uma comunidade quilombola que produz produtos e participa desde a primeira edição do Feirão em frente à Câmara de Vereadores.

“O fundamental é isso, conseguirmos estabilizar a feira com um cronograma junto à Câmara e ter cada vez mais a adesão da população. Minha expectativa é para que este evento cresça sempre, que vá aumentando seu público, sendo os moradores da vizinhança bem como da cidade em geral, pois há poucas feiras desse caráter no município”, acrescenta Jurandir.

Para o presidente da Casa, a projeção para esta 4a edição é extremamente positiva. Ele lembrou que esses momentos, onde Câmara e produtores rurais se alinham, servem como homenagem ao ex-vereador Jair Bonow, que veio a falecer em junho deste ano. Parlamentar de primeiro mandato, Bonow era ligado às causas rurais e entre as principais pautas levantadas por seu mandato estavam as demandas da colônia no município.

O presidente Marcos Ferreira (Marcola – sem partido) reforçou o convite para prestigiar a edição. “Aguardamos toda a comunidade, assim como servidores da Casa, na quinta-feira”, disse. A Câmara Municipal fica rua XV de Novembro, 207.