Você está aqui: Página Inicial / 4º edição da Feirão Agroecológico

4º edição da Feirão Agroecológico

Publicado em 27/10/2022.
Uma alternativa para quem procura qualidade de vida

Nesta quinta-feira (27), no período da manhã, das 8h ao meio dia, aconteceu a tradicional feira agroecológica do final do mês. A estrutura foi montada em frente à Câmara Municipal e contou com diversos produtos ecológicos, biodegradáveis e naturais, além de frutas, legumes e hortaliças livres de agrotóxicos.

Os alimentos orgânicos vem ganhando cada vez mais visibilidade e adesão da população. A técnica possibilita menor degradação do meio ambiente, mais saúde ao agricultor bem como ao consumidor e tem como objetivo garantir a qualidade do produto.

O evento foi considerado um sucesso pela comissão organizadora e contou com a participação da comunidade moradora do entorno da Casa e dos servidores, trabalhadores e vereadores da Câmara.

“Estou consumindo mais produtos agroecológicos, me formei em nutrição a pouco tempo e entendo a importância dessa conscientização. Essa iniciativa é muito importante para apoiar os agricultores regionais, a agricultura familiar. Muitas vezes, para a população é difícil encontrar espaço onde tu poças comprar alimentos sem agrotóxicos e que ajude a economia local”, relatou Helena Vieira, moradora próxima à Câmara, local onde foi realizada a feira.

O vereador Cauê Fuhro Souto ao prestigiar afirmou que “a importância dessa exposição está além do giro do mercado local e do agronegócio, ela transpassa pela necessidade de qualidade de vida. E a participação dos quilombolas dá ainda mais evidência a essas entidades e instituições rurais que são cruciais para a comunidade. Sou frequentador da feira que ocorre aos sábados na Avenida Bento Gonçalves e agora começo a frequentar os feirões promovidos pela Câmara como outra opção para encontrar esses produtos”.

A proprietária da Kalito Produtos Orgânicos, Veroni, explica que produz e comercializa cogumelos desde 2019 e que sua produção é 100% artesanal. Produtora no bairro Areal, suas vendas são em feiras ou nas plataformas digitais da empresa.

“Participo de algumas feiras e vim fazer parte desta para expandir minha clientela. Os cogumelos ainda não são muito conhecidos, mas tenho tido um aumento gradativo na procura e um dos motivos são os benefícios que eles trazem. Por isso, vale a pena apresentar o produto para novas pessoas. O retorno vem sendo muito positivo”, garante ela.

O feirão acontece todas as últimas quintas-feiras do mês e o endereço é rua XV de Novembro, 207.